natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Nesta quarta-feira (17), um grupo de 45 estudantes da Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, localizada no Bom Pastor, tiveram a oportunidade de conhecer parte do elenco e da equipe de produção da websérie “Pinta: Um Guia Arroxado”, que visitaram a escola para um bate-papo (sessão de perguntas e respostas), promovida e mediada pelo professor Marcelo Mendonça, que leciona no 5º ano matutino e é coordenador no turno vespertino.
Marcelo Mendonça, que anteriormente trabalhou com o livro “Raízes Potiguares” e percebeu paralelos com a série ao conhecê-la. “Eu vi muito potencial de acordo com o que já havia sido trabalhado em sala de aula. Todo o conteúdo histórico potiguar, com bom humor, através dos personagens que encontramos facilmente na nossa comunidade, com essas representações, e isso já conversaria muito com o nosso alunado, e a temática histórica que é trazida como pano de fundo para a série”, afirmou.
De acordo com o professor, a série abre falando da fundação da cidade, e durante o decorrer do episódio, é explanado sobre a invasão dos holandeses. “Achei interessante trazer para a turma, como era um episódio curto, encaixou facilmente nas aulas de terça-feira, no laboratório de informática. As crianças ficaram superanimadas com a série, adoraram e se identificaram muito com os personagens”, explicou o professor.
Além da importância da série em abordar temas históricos e culturais de Natal, que são trabalhados em sala de aula, ele também elogiou a qualidade da produção e a acessibilidade dos atores. "A série é uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem mais sobre a história e a cultura de Natal. Os estudantes tiraram dúvidas sobre a produção audiovisual, e, por se tratar de um material que pode ser contemplado em futuras aulas e atividades, achei pertinente convidar os envolvidos para participar, tendo em vista a disposição em nos atender”, declarou Marcelo Mendonça.
A websérie, que estreou no último dia 30 de agosto, é uma produção local que busca mostrar a identidade cultural de Natal e do Rio Grande do Norte. Com um orçamento de aproximadamente R$ 85 mil, a série foi financiada através da Lei Paulo Gustavo e do Ministério Federal, dividida em seis episódios de aproximadamente 15 minutos. A trama foi filmada em pontos turísticos e cartões-postais da cidade. “Nossa intenção é levar Natal com toda a sua identidade cultural, dialeto, gastronomia, para pessoas que são de fora, para que tenham uma visão não apenas turística, mas conhecer a cidade como o natalense conhece e revelar para todo o Brasil e o mundo a nossa cultura”, afirmou o diretor e produtor geral executivo, Rafael Maurício da Costa.
Acompanharam Rafael da Costa, os atores Lucas Carvalho, que faz sua estreia no audiovisual neste trabalho, e Kaiony Venâncio, ator potiguar que já participou de grandes produções no audiovisual, como “Cangaço Novo”, série da Amazon Prime, e o inédito “O Agente Secreto”, longa-metragem que estreia nos cinemas em novembro.
O estudante Steven Jobs do Nascimento, de 10 anos, participou da conversa com os atores. "Foi uma manhã maravilhosa. Fiz várias perguntas sobre o que assisti na série. Já havia visitado alguns dos lugares e reconheci na série. Também perguntei como determinadas cenas foram feitas. Foi bem legal. Quando eu crescer, quero ser ator", disse Steven Nascimento, que é do estado do Ceará e mora em Natal há quatro anos.
Já Emmily Lopes, de 11 anos, também compartilhou as impressões sobre a série.“Eu fiquei tão feliz em conhecer uma série que fala sobre os natalenses. Me identifiquei na hora”, complementou.