natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Dando continuidade às ações da campanha Setembro Amarelo deste ano, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Núcleo de Saúde Mental, esteve presente no V Seminário de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, que aconteceu nesta quinta-feira (18), no Teatro Riachuelo em Natal.
Durante o evento, a equipe da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Natal compareceu com um estande informando sobre os serviços voltados para o sofrimento psíquico no município, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Tabagismo, Alcoolismo e Outras Drogas (APTAD).
A médica psiquiatra da SMS, Dulciana Costa, reforça a importância da discussão da temática. “Esse evento é de suma importância para nossa população por proporcionar um momento único de encontro entre os profissionais dos diversos pontos de atenção à crise suicida que, por sua multifatorialidade, não se restringe ao cuidado em saúde, mas exige também olhar e manejo diferenciados da segurança pública, da educação, da assistência social, do judiciário e das políticas inclusivas”, disse.
Profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Natal, como médicos, enfermeiros e socorristas, também estiveram presentes no evento. A coordenadora-geral do SAMU, Louise Seabra, reforçou a importância dos profissionais entenderem sobre a temática e formas de abordagem. “É muito importante a gente participar dessas capacitações, desses treinamentos, porque a gente está aprendendo uma forma cada vez mais humanizada de abordar e direcionar de uma forma mais adequada essas pessoas em sofrimento mental”, explicou.
As atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC) também foram destaque durante o evento. Com a equipe oferecendo algumas práticas para os participantes, como auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura, aromaterapia, fitoterapia, floralterapia, massagem, além de terapia ocupacional e técnicas de fisioterapia.
Promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça, em parceria com o Governo do Estado do RN, o V Seminário de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, e é considerado o maior evento do país na temática da Prevenção da Saúde Mental.
Setembro Amarelo em Natal
Para o coordenador municipal de Saúde Mental, Flávio Medeiros, a campanha é um movimento de conscientização que pode salvar vidas, promovendo diálogo, empatia e cuidado com a saúde mental. “É uma oportunidade para acolher, ouvir e orientar quem precisa e também para repensar como a sociedade lida com o sofrimento psicológico”, explicou.
Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha Setembro Amarelo em Natal promove ao longo do mês diversas atividades nos serviços de saúde, voltadas à prevenção do suicídio e ao enfrentamento do estigma em torno do sofrimento psíquico. As ações incluem atividades de promoção da saúde mental, incentivo ao autocuidado e estímulo à busca por apoio.