Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/09/2025 15:02
  • Natal intensifica ações de incentivo à vacinação contra o HPV 
SMS

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem realizando ações com a intenção de conscientizar, ampliar e reforçar estratégias para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no município. A estratégia marca também as ações da gestão para a conquista do selo UNICEF Natal.

Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), comenta que a vacinação foi estendida para o público de 9 a 19 anos até o final do ano, e que as ações da Prefeitura visam à sensibilização dentro dos territórios e reforçar a importância da imunização. “A vacinação contra o HPV garante imunidade suficiente para combater vários tipos de cânceres, por isso estamos intensificando ações para sensibilizar sobre o tema e reforçar para que aquele jovem que não recebeu a vacina possa procurar um dos pontos e se proteger. O HPV pode ser silencioso, por isso a gente precisa conter e se precaver”, explicou.

Em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a saúde realizou uma capacitação sobre a importância da vacinação do HPV para representantes da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, que contou com profissionais dos centros sociais, conselhos tutelares, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e entidades não governamentais.

A ação faz parte das estratégias do município para obter o Selo UNICEF, que inclui, em uma das metas, a vacinação de 90% da população de crianças com idade entre 9 e 14 anos contra a doença, até o dia 15 de dezembro. Até o momento, Natal alcançou 86% do público infantojuvenil imunizado.

A assistente social e mobilizadora da Semtas, Vitória Régia Cavalcante, reforça que o momento apresentou a importância da vacinação aos trabalhadores, reforçando principalmente a sua atuação em desmistificar a questão das vacinas e apresentar os seus benefícios junto das famílias acompanhadas. “Hoje, a comissão intersetorial do Selo UNICEF nos reunimos para discutir a estratégia da campanha de vacinação no município, para que eles possam compreender o que é o HPV, os sintomas e a importância do combate, para, a partir de então, criarmos estratégias conjuntas para a imunização dentro dos territórios”, disse. 

Outro momento de intensificação aconteceu com a Oficina de planejamento: vacinação contra o HPV no município de Natal-RN, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que reuniu representantes da coordenação de Vigilância em saúde dos cinco Distritos Sanitários, os responsável pelo planejamento dos distrito; coordenadores da Atenção Primária em Saúde; profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), enfermeiros e coordenação de Imunização da SMS de Natal, com o objetivo de discutir estratégias e definição de metas e planejamento para ampliar a cobertura vacinal contra o HPV no município.

Nesta sexta-feira (19) e sábado (20), a equipe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) também esteve presente no Partage Norte Shopping para o evento Setembro Em Flor, ação de conscientização sobre os tumores ginecológicos, realizado pela Liga Contra o Câncer, em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). O NAI ofertou orientação sobre vacinação, distribuição de folders e oferta da imunização contra o HPV para os presentes.

Vacinação contra o HPV

A vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) é fundamental, pois essa infecção sexualmente transmissível (IST) está entre as principais causas de alguns tipos de câncer, incluindo o câncer de colo de útero. O público-alvo da campanha inclui crianças e adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não receberam a imunização. A vacina é administrada em dose única, e quem já tomou alguma dose não precisa repeti-la.

Para se proteger contra o HPV e atualizar o cartão de vacinas, basta apresentar documento de identificação e cartão de vacinação em uma das salas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. Também é possível se vacinar nos pontos extras localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e aos sábados, das 10h às 15h.

Além disso, há um novo ponto extra de vacinação na SESI Clínica Natal, na Av. Prudente de Morais, nº 1571, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aberto a toda a população.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma estratégia internacional que incentiva os municípios a ampliar ações nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção contra a violência, com foco na melhoria dos indicadores sociais. Nesta edição, o desafio central é consolidar o trabalho intersetorial, garantindo que diferentes secretarias atuem de forma integrada em benefício da população infantojuvenil.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css