natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Com o objetivo de ampliar a oferta de atendimentos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a população, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), inaugurou, nesta sexta-feira (26), o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Funpics), da Funpec.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, explicou que as práticas já ofertadas pelo município possuem o maior índice de satisfação do usuário. “A população ganha hoje mais uma oportunidade de ser bem assistida. Com a parceria com a Funpec, podemos ampliar a capacidade assistencial e levar práticas de qualidade para os natalenses. Quanto mais atores se unirem a essa causa, mais conseguiremos expandir a assistência à saúde em Natal”, afirmou.
O serviço faz parte da Rede PICS SUS Natal e ofertará acolhimento para pacientes regulados pelo município dentro da Atenção Primária à Saúde (APS). Localizado no HC Plaza, em Lagoa Nova, o ambulatório disponibilizará cerca de 120 atendimentos gratuitos por mês, incluindo práticas integrativas e da medicina chinesa, como acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia, reflexoterapia, moxabustão e reiki.
“Essa parceria com a Funpec é essencial para ampliar o acesso às práticas e valorizar sua importância no nosso dia a dia”, comentou Sandra Raissa, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).
O diretor-presidente da Funpec, Aldo Dantas, reforçou que o ambulatório também incentiva a pesquisa e a formação acadêmica. “Um dos principais objetivos é promover a integração entre a fundação, a população, a formação dos estudantes e a capacitação dos profissionais já atuantes, reforçando o compromisso da Funpec com o desenvolvimento social e o apoio a políticas públicas”, disse.
Magda Fabiana Dantas da Costa, diretora do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CERPIC), explicou o fluxo de acolhimento. “Os munícipes podem procurar as unidades de saúde de seu território, e os profissionais irão encaminhar o usuário ao CERPIC com a ficha de referência e contrarreferência, contendo a queixa principal apresentada”, afirmou.
As PICS são abordagens terapêuticas voltadas à prevenção de agravos à saúde, promoção e recuperação da saúde, enfatizando escuta acolhedora, construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Essas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), sendo Natal uma das cidades pioneiras na oferta do método. O SUS oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS à população.
Rede PICS SUS Natal
A Rede PICS SUS Natal é composta pelo CERPIC e por cerca de 36 unidades de atenção primária e especializadas que oferecem práticas como acupuntura, auriculoterapia, aromaterapia, moxabustão e reiki. De janeiro a agosto deste ano, já foram registrados mais de 24 mil atendimentos, sendo mais de 10 mil na Atenção Primária e 14 mil no CERPIC.
O CERPIC está localizado na Av. Deodoro da Fonseca, nº 535, bairro de Petrópolis, funcionando de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (84) 3232-4593 ou e-mail: cerpicsms@gmail.com
.