natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
Três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da zona norte de Natal, sendo eles, Santa Cecília, Santa Mônica e Maria Lucila Alves de Carvalho, reuniram suas equipes no auditório da E. M. Professor Amadeu Araújo, para uma formação pedagógica em literatura, no último sábado (27). Com o tema "Literatura Para as Infâncias: palavras, imagens e sentidos", a formação contou com 50 profissionais, entre educadores infantis, coordenadores, estagiários e gestores destas unidades. O encontro formativo foi ministrado pela professora Sayonara Fernandes, assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil (DEI), Verônica Torres, o objetivo é fortalecer o trabalho com literatura na Educação Infantil. "A professora Sayonara tem uma discussão muito bonita sobre a literatura nas infâncias, que é algo que não apenas prepara estas crianças para as etapas posteriores da educação, mas permeia o sujeito na construção como um todo, à medida que outros assuntos são trabalhados", destacou Torres.
Os educadores presentes destacaram a importância do tema para o desenvolvimento das crianças. "O tema é enriquecedor. A literatura traz vários sentidos, imagens e descobertas nessa fase infantil, da creche e pré-escola", afirmou a gestora do CMEI Santa Mônica, Ana Maria de Oliveira.
Já a coordenadora do CMEI Santa Cecília, Elisandra Oliveira da Fonseca Fernandes, destacou que a formação foi impressionante e que o projeto de ensino da unidade é justamente voltado para a literatura. "Viemos com muitas expectativas, desde que soubemos do tema nos interessamos e tivemos uma manhã de muito aprendizado para todos nós, certamente iremos aplicar o que aprendemos", reforçou a coordenadora.
A educadora infantil do CMEI Maria Lucila, Francisca Cíntia de Araújo M. Melo, afirmou que toda a equipe do CMEI Maria Lucila se encantou com o mundo da literatura apresentado. "Foi extraordinário o que vimos, certamente irá somar, enriquecer e aprimorar os nossos conhecimentos, as nossas vivências. Superou as expectativas, foi bem além daquilo que havíamos pensado", finalizou Francisca Melo.