natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria Municipal de Educação de Natal promoveu, na noite desta segunda-feira (29), a aula inaugural dos cursos profissionalizantes destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola M. Prof. Veríssimo de Melo, localizada no bairro de Felipe Camarão. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo, cerca de 100 estudantes serão contemplados com a oferta de cursos, que neste primeiro momento vai acontecer nas Escolas Municipais Prof. Veríssimo de Melo, Profa. Terezinha Paulino de Lima, Prof. José Melquíades de Macedo e Dalva de Oliveira.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, que ministrou a palestra “Educação e direito à cidadania”. O secretário Aldo Fernandes destacou a importância da formação oferecida pela EJA como oportunidade de transformação pessoal e profissional. “O início de um curso não é apenas um momento de aprendizado técnico, mas o começo de um novo caminho. Cada aluno traz consigo experiências e desafios únicos. A educação amplia horizontes, fortalece a confiança e abre portas para o mundo do trabalho. A EJA é assumir o protagonismo da própria vida”, afirmou.
Fernandes reforçou ainda o valor da parceria com o Senac e a Semtas, ressaltando o compromisso da gestão em fortalecer a modalidade. “Ampliamos as inscrições, fortalecemos parcerias e buscamos garantir que cada estudante saia da sala de aula com uma profissão para o mercado de trabalho. Queremos que os alunos tenham oportunidades reais de crescimento e autonomia”, acrescentou.
O secretário adjunto da Semtas, Anderson Lopes, também ressaltou a importância do esforço individual dos estudantes. “Essa é uma oportunidade que muitos não tiveram. Por isso, o que pedimos é dedicação. Que vocês agarrem essa chance e levem essa formação como um ponto de partida para a vida”, disse.
“O objetivo do Senac é educar para o trabalho. Para nós, é um orgulho ofertar esses cursos de capacitação em parceria com a Prefeitura de Natal. O mercado precisa de profissionais qualificados e essa formação dará a vocês mais oportunidades”, afirmou a representante do Senac, Katiane Lima.
O chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Luan Presley Santiago, ressaltou que a iniciativa terá alcance em toda a rede municipal. “Com a aula inaugural da Educação Profissional e Tecnológica Integrada à EJA, estamos dando um passo importante. Serão 22 escolas oferecendo a formação, permitindo que os alunos concluam o Ensino Fundamental já com uma qualificação profissional”.
A diretora pedagógica da escola anfitriã, Nadja Sabrina S. Gomes, reforçou a relevância da oportunidade. “Cursos como garçom e manicure têm grande valorização não apenas no Brasil, mas no mundo. São formações que abrem portas e oferecem independência. E, neste caso, os estudantes ainda contam com a comodidade de estudar na própria escola, sem custos extras de transporte ou alimentação”, concluiu.
Para o estudante Kelvin Gil, a iniciativa representa mais chances de inserção no mercado. “Muitos de nós trabalhamos durante o dia e estudamos à noite. Com os cursos, teremos a possibilidade de ter uma profissão, além da formação da EJA. Isso abre novas perspectivas para o futuro”, concluiu.