natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou, durante o feriadão dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, de 3 a 5 de outubro, uma série de operações de fiscalização concentradas nas zonas Sul e Norte de Natal. As ações tiveram como foco o ordenamento urbano, o combate a irregularidades e o controle da poluição sonora em pontos comerciais. Ao todo, foram registradas três autuações e duas notificações pela Fiscalização Ambiental.
Na sexta-feira (3), pela manhã, as equipes estiveram na Zona Norte apurando denúncias de lançamento irregular de águas residuárias em vias públicas. Nove imóveis foram vistoriados nos bairros Lagoa Azul, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi, resultando em uma notificação para regularização do escoamento de efluentes.
Durante a tarde, os fiscais flagraram dois descartes irregulares de resíduos em locais não autorizados. Um deles foi feito por uma caminhonete na Rua Frei Henrique de Coimbra, em Candelária. O outro, por um veículo tipo caçambão, que despejava entulhos no final da Avenida Amintas Barros. Os responsáveis foram autuados no local.
No sábado (4), pela manhã, a fiscalização se concentrou na orla de Ponta Negra, entre o ponto 6 e a Rua Tívoli, para verificar o ordenamento da praia. “Todos os ambulantes abordados estavam devidamente identificados com crachá, atendendo ao regulamento estabelecido”, informou a supervisora de plantão, Rejanne Alves.
Ainda no mesmo dia, uma nova rodada de inspeções de lançamento de águas residuárias foi realizada na Zona Norte. “Nesse dia, vistoriamos mais nove imóveis, mas não houve registro de nenhuma ocorrência”, acrescentou a supervisora.
À noite, as equipes atuaram em diferentes pontos da Zona Sul, nos bairros Tirol, Capim Macio e Ponta Negra, verificando documentação e emissão sonora em bares e estabelecimentos com apresentações musicais. Segundo Rejanne Alves, duas ocorrências foram registradas: uma notificação a um bar que não apresentou o alvará de funcionamento e uma autuação por ocupação irregular de área pública por uma lanchonete.
Canais de denúncia
A Semurb reforça que a população pode contribuir para o ordenamento urbano e a proteção ambiental denunciando irregularidades pelos seguintes canais:
WhatsApp: (84) 3616-9829 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
Telefone fixo: (84) 3616-9813 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
E-mail: ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br
Finais de semana e feriados: 190 (CIOSP)