Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/10/2025 14:25
  • Instituto Claro lança o Educonexão em Natal: qualificação para professores da Rede Municipal 
Foto: Manoel Barbosa / SME

Na manhã desta segunda-feira (06), o Instituto Claro deu início ao projeto Educonexão, que visa fortalecer o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica para professores da Rede Municipal de Ensino. A cerimônia de lançamento ocorreu no Auditório Paulo Freire do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a presença da representante do Instituto Claro, Andreza Muniz, e do coordenador regional da Claro, Magnun Oliveira. Participaram do evento a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, que representou o secretário de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, além de diretores e assessores da Secretaria Municipal de Educação. 


Em Natal, o Educonexão incorpora um novo módulo voltado para a Educação Socioemocional e Saúde Mental, reconhecendo a importância desses temas no contexto atual. Os 50 professores selecionados em Natal terão acesso a uma plataforma com formações, recursos educacionais e um chip da Claro com pacote de dados e voz gratuito por 12 meses, garantindo conectividade ao longo da jornada. 


A secretária adjunta Naire Capistrano destacou a relevância do projeto. “Gostaria de agradecer, em nome do secretário de Educação, Aldo Fernandes, pela participação de vocês educadores, e pelo Instituto Claro nos apresentar essa oportunidade. O programa que já impactou tantos professores e alunos em todo o país agora chega a Natal com uma proposta especial de apoiar nossos professores e capacitá-los em questões importantes como saúde mental e uso das tecnologias”, agradeceu a secretária. 

A iniciativa, que já impactou mais de 2,9 mil professores em 1,8 mil escolas públicas, beneficiando diretamente mais de 80 mil estudantes em 56 cidades de 18 estados brasileiros, busca fortalecer o papel dos educadores como protagonistas da inovação pedagógica através do uso de tecnologias digitais.

“O Educonexão é uma iniciativa que reflete o nosso propósito de promover o uso de tecnologias para transformar a educação e reduzir desigualdades. Ao iniciar as capacitações em Natal, reforçamos nosso compromisso com a educação pública brasileira, levando ferramentas e conhecimento para que os educadores possam inovar nas práticas e impactar positivamente a vida dos estudantes”, afirmou Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO), Cultura e Sustentabilidade na Claro.


A professora Mirella Nogueira Braga, da Escola Municipal Vereador José Sotero, também comentou o projeto. “O Educonexão surge como uma ferramenta adicional com o objetivo de aprimorar a prática pedagógica. Acredito que todo recurso que contribui para esse fim é valioso. Avalio positivamente este projeto, pois a plataforma oferece minicursos e informações sobre ferramentas digitais aplicáveis em sala de aula. Considero que todo recurso que visa o aprimoramento do nosso trabalho e, consequentemente, do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, é relevante”,  afirmou Braga. 


Além de Natal, o projeto também capacitará professores de São Luís (MA) e Mogi das Cruzes (SP), com a expectativa de apoiar mais de 250 educadores em todo o Brasil. O Instituto Claro, que coordena suas ações de responsabilidade social por meio de iniciativas educacionais, busca conectar pessoas para um futuro melhor, beneficiando, ao longo de mais de duas décadas, mais de 80 mil estudantes.





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css