Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/10/2025 14:25
  • Mostra Pedagógica do Hospital Maria Alice Fernandes tem participação da Rede Municipal de Ensino
Foto: Manoel Barbosa / SME

Parceira do programa Classe Hospitalar, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME-Natal), integra a II Mostra Pedagógica do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes (HMAF), situado no Parque dos Coqueiros, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, durante os dias 8 e 9 de outubro.

Com o tema “Lugares Que Habitamos: a literatura como janela para o mundo”, a mostra apresenta trabalhos artísticos desenvolvidos a partir de obras literárias, criados pelos estudantes em tratamento de saúde ao longo do ano. O evento foi promovido em parceria pelas secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Educação.

A gestora pedagógica da Escola Municipal Prof. Reginaldo Ferreira Neto, Dâmaris Saldanha, foi uma das visitantes e destacou a importância da classe hospitalar em oferecer apoio educacional às crianças internadas. "É sempre muito bom termos mais conhecimento sobre o trabalho realizado aqui. É uma parte importante da nossa rede de ensino em um ambiente diferente, onde as crianças também precisam de acompanhamento pedagógico", afirmou. 

 

A professora Marivânia Gonçalves, que atua na Classe Hospitalar, explicou que a mostra é uma oportunidade para os estudantes exporem os trabalhos e compartilharem experiências. "Todo este material foi produzido a partir de um projeto pedagógico literário. São produções feitas nos leitos, com base e referências em livros infantis e infantojuvenis, mostrando a criatividade e o talento dos nossos alunos", disse.

 

A Classe Hospitalar é composta por cinco professoras e um professor que atendem, no contexto da Educação Hospitalar, os estudantes nas enfermarias, na UTI e nas clínicas do hospital. O diretor administrativo e financeiro do HMAF, Alexsandro de Sena Lima, elogiou o desempenho dos envolvidos. "É um dos setores mais bem elogiados aqui no hospital, com profissionais dedicados, que trabalham com afinco. A classe hospitalar oferece uma oportunidade ímpar para as crianças manterem as atividades escolares, mesmo durante a internação, e os trabalhos expostos são maravilhosos, são tocantes", ressaltou. 

 

A mostra pedagógica contou com a apresentação dos trabalhos de aproximadamente 450 alunos atendidos desde janeiro. A aluna Júlia Yasmin, de 12 anos, que está internada no hospital há apenas quatro dias visitou a exposição, acompanhada da mãe e do tio. "Gostei muito do que vi aqui. Cheguei há poucos dias e fiquei feliz em saber que poderei continuar estudando enquanto estiver hospitalizada. Vi trabalhos lindos. Achei muito bom e importante saber que poderei fazer atividades como essas aqui no hospital".

A SME-Natal garante o Atendimento Educacional Hospitalar na Rede Municipal com o Programa Classe Hospitalar, com o objetivo de realizar atendimentos aos estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental que, por se encontrarem em tratamento de saúde nos hospitais, ficam impossibilitados temporariamente de frequentarem suas escolas de origem, assegurando aos mesmos o direito à educação.  





Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css