natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
II Feira do Empreendedorismo da Rede Municipal de Ensino de Natal reúne estudantes em shopping da zona Norte
Na quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Educação de Natal, em parceria com o Sebrae-RN, realizou a 2ª Feira de Empreendedorismo das Unidades de Ensino de Natal, no Partage Norte Shopping. O evento, desenvolvido por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), reuniu 20 escolas da Rede Municipal, que apresentaram projetos e iniciativas empreendedoras, frutos do trabalho de estudantes do 1º ao 9º ano.
Para a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, professora Naire Jane Capistrano, essa é uma iniciativa de grande relevância para a formação dos estudantes. “O empreendedorismo é um tema atual e relevante, e parcerias como essa com o Sebrae-RN são essenciais para fomentar, nas escolas, uma visão empreendedora e reflexiva. Nosso papel, enquanto secretaria, é criar oportunidades e oferecer condições para que essa formação aconteça de maneira efetiva, contribuindo para a construção de uma cidadania contemporânea e ativa”, destacou. A secretária agradeceu também a parceria com o Partage Norte Shopping.
“É um momento festivo em que os estudantes apresentam os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e socializam, mostrando à comunidade o processo e os resultados, os serviços que estão sendo oferecidos e os produtos que estão sendo comercializados na feira”, concluiu Naire Capistrano.
Entre os participantes, o estudante Enzo Gabriel Cordeiro Cavalcante, de 13 anos, do 6º ano da E. M. João XXIII, junto com os colegas, expôs o trabalho em um estande com mudas de plantas para decoração de jardins e quintais, e folhas para chás. “Trouxemos plantas a partir de R$ 5,00, de vários tipos: capim-santo, cidreira, hortelã, espada-de-São-Jorge e outras. Eu e minha família já temos o hábito de cuidar de plantas, e isso me ajudou. Na hora de abordar as pessoas para oferecer o produto, eu já pergunto: ‘Precisando desestressar? Que tal tomar um chá?’. E já tiro dúvidas sobre os valores. Está sendo bem interessante a experiência na feira”, declarou o estudante.
A feira contou com a apresentação de vários trabalhos, incluindo o da E. M. Profa. Dalva de Oliveira, que expôs brinquedos ecológicos feitos com materiais reciclados. A professora de Artes, Fabíola Pessoa S. de Sousa, falou sobre o trabalho: “Fizemos bonecas com materiais de retalhos, chocalhos com tampas de amaciante, onde realizamos o reaproveitamento. A turma tem 28 alunos e todos participaram ativamente”. Sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes, ela pontuou: “Os estudantes aprenderam sobre trabalho em equipe e planejamento. O trabalho coletivo e o ato de planejar os ajudarão sempre, mesmo que eles não se tornem futuros empreendedores. Isso certamente os ajudará na vida”, concluiu.
De acordo com a assessora pedagógica do Departamento de Atenção ao Educando (DAE/SME), Cláudia Regina de Araújo Duarte, o JEPP proporciona a construção de habilidades e competências empreendedoras. Em 2024, foram 2.141 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e em 2025, o programa cresceu e alcançou o número de 30 unidades de ensino participantes, totalizando 5.395 estudantes, 60 gestores, 84 professores e 64 coordenadores escolares, além de toda a comunidade escolar.
“Trabalhamos a comunidade, a criatividade e a participação dos estudantes de maneira ativa. Esse projeto pedagógico é composto por um conteúdo agregado ao currículo escolar, e o projeto tem o processo de formar os estudantes de maneira integral, com um trabalho interdisciplinar. O grande ponto é que o aluno ganha, nesse trabalho todo, desenvolvimento pessoal e autonomia”, destacou Cláudia de Araújo.
A consultora em Educação Empreendedora do Sebrae-RN, Sara Cassiano, falou sobre a parceria: “Ano passado foram 10 escolas, e, este ano, a meta foi triplicada. São 30 escolas participantes, e queremos e desejamos vida longa para a nossa parceria. Acompanhamos o projeto desde o início e é possível ver, na prática, o comportamento empreendedor sendo evidenciado com engajamento, criatividade, inovação e protagonismo estudantil. Essas são as premissas de nosso projeto. Parabéns a todos os alunos, professores e demais envolvidos”, destacou Sara Cassiano.
O superintendente do Partage Norte Shopping, Patrick Garcia, elogiou a iniciativa e destacou a importância do empreendedorismo na educação: “Agradeço a todos os envolvidos na feira. Visitei os estandes. Os estudantes são ótimos vendedores, estão todos de parabéns. Desejo muito sucesso e estamos de portas abertas para a Prefeitura de Natal”, pontuou.
A abertura da feira contou ainda com música ao vivo, entoada pela Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante, sob regência do maestro Aldo Correia; com a apresentação do Grupo de Dança Cotinha Vila, formado por idosos moradores do Conjunto Soledade II; e com uma apresentação de teatro de mamulengo pelos alunos da E. M. Profa. Maria Dalva Gomes Bezerra.