natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), realiza neste domingo (16) uma programação especial pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (WDoR), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e os órgãos do Programa Vida no Trânsito. As ações serão desenvolvidas nos hospitais Walfredo Gurgel, São Francisco (Memorial) e Rio Grande, a partir das 8h.
A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da segurança viária e homenagear as pessoas que perderam a vida em sinistros de trânsito. Para isso, a STTU instalará peças gráficas nas entradas dos hospitais, criando um espaço de acolhimento para familiares e amigos das vítimas.
A data integra o Calendário Oficial do Município, instituída pela Lei nº 7.197/21, proposta pelo servidor de carreira da STTU e observador certificado do ONSV, Guto Castro. A legislação fortalece a participação de Natal no movimento internacional por um trânsito mais seguro e humano. “Com a validação da lei, nasce no município mais um importante instrumento de educação e conscientização voltado à construção de um trânsito menos violento e mais humano”, destacou a secretária Jódia Melo.
Criado em 1993 pela organização RoadPeace e oficializado pela ONU em 2005, o WDoR tem como propósito dar visibilidade às vítimas e seus familiares, além de estimular políticas públicas de prevenção. Globalmente, quase 4 mil pessoas morrem por dia em acidentes de trânsito — um cenário que evidencia a necessidade de ampliar ações de proteção aos usuários das vias, especialmente os mais vulneráveis.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito mobiliza familiares, sobreviventes, profissionais de saúde, equipes de resgate, forças de segurança e a comunidade, fortalecendo a solidariedade e o compromisso coletivo com a redução da violência no trânsito.