Biblioteca Virtual do Natal

Estudante da UFRN lança biografia do escritor e jornalista Jaime Hipólito

2013-12-04 13:35:00

A estudante de Jornalismo Thaisa Mendonça lança, no dia 13 de dezembro, pela editora Queima Bucha, a biografia "Um Mossoroense de fora", sobre a vida do escritor e jornalista Jaime Hipólito, às 19h na livraria Saraiva do shopping Midway Mall. A publicação é resultado do seu trabalho de conclusão do curso de bacharelado em História, apresentado em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No livro, a autora narra a trajetória de um “mossoroense de fora” na busca por concretizar o seu grande desafio de se consolidar no mercado editorial local. Jaime Hipólito foi um dos principais escritores potiguares, nascido em Caicó, mas que escolheu Mossoró como terra adotiva. Para contar essa história, Thaisa estuda algumas de suas obras e correspondências enquanto estratégias de representação, relacionando-as com diferentes momentos de sua formação intelectual.

Jaime Hipólito também foi jornalista e promotor de justiça. Destacou-se como um dos principais comunicadores de Mossoró entre as décadas de 1950 e 1980. Iniciou sua carreira no jornalismo aos 19 anos escrevendo em A Voz do Estudante, periódico do Centro Estudantil Mossoroense. Nos anos 50 atuou no radio-jornalismo da cidade com o programa O Prato do Dia, na extinta Rádio Tapuyo. Ingressou em O Mossoroense a convite de Lauro da Escóssia e, em 1985, mudou-se para Natal.

Na capital, Hipólito escreveu na Tribuna do Norte, na coluna semanal Conversa de Domingo. Suas principais obras foram O Aprendiz de Camelô (1962), Estórias Gerais (1986) e De Autores e de Livros (1992). Faleceu em 1993 vítima de infarto.

Fonte: UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento