Biblioteca Virtual do Natal

Prefeitura renova termo de adesão ao projeto da Biblioteca Virtual de Natal

2013-12-17 12:04:00

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, assinou na tarde desta quarta-feira (11), a renovação do termo de compromisso por adesão do projeto Biblioteca Virtual do Natal, em solenidade ocorrida no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. A iniciativa vai disponibilizar no site (www.natal.rn.gov.br/bvn) 1.000 obras entre artigos, teses e dissertações com foco em Políticas Públicas, Cidades Interativas e Gestão Metropolitana que são fruto da produção acadêmica sobre Natal e Região Metropolitana da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Universidade Potiguar e Centro Universitário do Rio Grande do Norte, além de publicações da própria Prefeitura do Natal. O acesso aos trabalhos é fácil, rápido e gratuito. Todas as obras estão disponíveis para download.

A idéia nasceu em 2008 como sugestão do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia para ampliar o acesso ao conhecimento e fomentar a discussão em torno das questões urbanas de Natal e Região Metropolitana. Interrompida em 2011, ela foi retomada pela atual gestão, que agora utiliza tecnologia própria desenvolvida pela Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), e vem ampliando o acervo diariamente com auxílio dos diversos parceiros. O investimento é zero.

Carlos Eduardo disse que a retomada do projeto Biblioteca Virtual é um marco para a cidade. A concentração dessas obras acadêmicas de instituições tão importantes como as que são parceiras da Prefeitura na iniciativa, em um único portal vai propiciar o aumento significativo do grau de conhecimento e cidadania do cidadão natalense. “Nossa administração tem um compromisso com a difusão do conhecimento e a universalização da informação”, enfatizou.

A secretária municipal de Planejamento e presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, Virginia Ferreira, reforçou as palavras do chefe do executivo municipal e agradeceu a confiança e o apoio das instituições de ensino superior que disponibilizaram os trabalhos da comunidade acadêmica para serem publicados no portal da Biblioteca Virtual: “A parceria é mais um elo que se estabelece entre a administração municipal e a produção de conhecimento do Rio Grande do Norte rumo à construção de uma cidade mais justa, desenvolvida, participativa e inclusiva”, afirmou. Virginia revelou ainda que com a abertura do orçamento para o ano de 2014, a administração vai implementar o Plano Municipal de Ciência e Tecnologia.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professora Ângela Paiva Cruz, destacou a união de forças em prol do fortalecimento da educação do cidadão natalense que vai ter acesso ao que tem de melhor da produção acadêmica das instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte e que são reconhecidas nacionalmente pela excelência e qualidade dos seus trabalhos e estudos: “A administração do prefeito Carlos Eduardo está de parabéns por retomar um projeto tão significativo”, concluiu.

O reitor do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), professor. Daladier da Cunha Lima, compartilhou da mesma opinião e acrescentou que a iniciativa ganha ainda mais importância, pois disponibiliza um conteúdo rico de uma maneira fácil a custo zero. Ele enfatizou que o inicio do projeto da Biblioteca Virtual é mais uma ação positiva adotada pela administração do prefeito Carlos Eduardo que desde o inicio de sua gestão vem trabalhando para recolocar a capital potiguar na rota do desenvolvimento: “Não tenho dúvida que os ganhos que a cidade terá com esse projeto serão enormes”.

Participaram da solenidade a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, o vice-reitor da UERN, Aldo Gondim, a reitora em exercício do IFRN, Régia Lúcia Lopes, além de secretários municipais e funcionários das instituições de ensino superior.

Fonte: Prefeitura do Natal

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento