Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Deficientes visuais acessam informação em repositório da Biblioteca Central

2014-03-25 09:50:00

Visando garantir o acesso igualitário ao conhecimento, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou o Repositório de Informação Acessível (RIA) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). A plataforma permite o armazenamento, a preservação e a disponibilização de conteúdos para portadores de deficiência visual.

O RIA foi aprovado pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE), no dia 11 de março, devido à necessidade de sistematizar “a veiculação eletrônica de textos digitalizados e adaptados para formato acessível, bem como a preservação de acervo digital para atendimento à pessoa com deficiência visual da UFRN”, conforme a Resolução N. 054/2014.

Para se ter uma ideia da importância desse repositório, atualmente a UFRN presta auxílio a 23 estudantes portadores de deficiência visual, segundo informações do presidente da Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), Ricardo Lins. “Desse total, 90% são alunos do Campus Central, mas também temos estudantes em outros campi, como Caicó, Santa Cruz e Nova Cruz”.

De acordo com a diretora da BCZM, Magnólia de Carvalho Andrade, “O Repositório foi feito antes da aprovação da Resolução pelo CONSEPE, mas de forma experimental”. A gestora explicou ainda que “todo o material está sendo produzido no Laboratório de Acessibilidade da BCZM”.

Laboratório de Acessibilidade

Segundo a bibliotecária responsável pelo Laboratório de Acessibilidade da BCZM, Margareth Furtado, quando os professores disponibilizam material para os alunos tirarem cópias, na graduação ou na pós-graduação, os estudantes com deficiência visual ficam sem acesso a esse conteúdo. “Nos casos de alunos com cegueira total, o material é convertido para um programa leitor de tela, já para os estudantes com deficiência visual parcial, o texto ganha um contraste maior ou é feita a ampliação das palavras”, esclareceu.

O Repositório de Informação Acessível possui acesso aberto para pesquisas, porém, devido aos direitos autorais, somente os estudantes cadastrados podem baixar artigos de jornais ou revistas, apostilas, capítulos de livro ou livros.  A diretora Margareth Furtadop explicou que os alunos atendidos pela CAENE são cadastrados automaticamente pelo e-mail.

Ainda segundo a bibliotecária, o Laboratório de Acessibilidade da BCZM conta hoje com cinco profissionais, sendo quatro bibliotecários e um técnico de informática. As buscas podem ser feitas pelo autor, título ou assunto, no seguinte site: www.ria.ufrn.br.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento