Os polos a distância de Currais Novos e Nova Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebem, nos dias 5 e 12 de abril, respectivamente, das 8h às 12h, a palestra Escola de Física CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), apresentada pela professora Amanda Vivian Medeiros de Souza.
Amanda Vivian é professora de Física da rede estadual de ensino e foi a única do Rio Grande do Norte, entre 30 participantes de todo o Brasil, selecionada para participar da Escola de Física CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), localizado na Suíça, no período de 28 de agosto a 6 de setembro de 2013.
O CERN é o maior laboratório de Física do mundo, que recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC). Este gigantesco espaço, de 27 km de diâmetro, possui programas de educação destinado a professores de diversos países do mundo, onde acontecem visitas a todas as instalações e laboratórios, além de cursos sobre tópicos de Física, ministrados no idioma dos participantes.