Biblioteca Virtual do Natal

[UNI-RN] Gestec é aberta nesta terça-feira com projetos inovadores

2014-05-13 10:25:00

Começam hoje (13/05), a IV Semana de Gestão e Tecnologia (Gestec) e o XIV Encontro de Informática do UNI-RN, com exposições de Negócios e Tecnologia. Quatro cursos de graduação do Centro Universitário do RN (UNI-RN) participam da mostra tecnológica: Administração, Gestão Comercial, Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores.   A abertura do evento ocorre às 19h, no Centro de Convivência Clara Camarão.

Para o evento de Tecnologia, o curso Redes de Computadores irá disponibilizar aos usuários presentes no evento demonstração de aplicações que envolvem a automação residencial, utilizando, principalmente, ferramentas de prototipagem como o Arduino.

O Arduino é uma tecnologia cada vez mais abordada pelos projetos nas universidades em razão da diversidade de material de referência e a facilidade na implementação. Essa abordagem pode ser complementada pelos serviços de redes de computadores que dão suporte a automação residencial, onde é possível controlar vários elementos,  como lâmpadas, condicionadores de ar e fechaduras a partir de uma página da WEB.

“Esse projeto visa  demonstrar os conceitos de automação residencial com o Arduíno, além de sua implementação e integração aos serviços de rede num cenário doméstico simulado”, detalha o professor Gilles Silvano, que fará uma simulação, durante o evento, de como abrir uma porta, ligar/desligar um equipamento a partir dessa tecnologia e como baixar o aplicativo para celular.

Um estande será montado no local para demonstração de um software de recuperação de dados. Quem tiver um pen drive ou um HD em que houve perda de arquivos poderá, inclusive, recuperar esses dados.

Dois minicursos serão realizados durante o evento: o de Arduíno e “Como fazer a sua própria Animação”. O minicurso animação abordará uma introdução teórica e prática de conceitos fundamentais de Animação, por meio de exercícios que buscam desenvolver habilidades técnicas e explorar o potencial da animação. As técnicas a serem exploradas durante o minicurso desde o clássico Zootrópio (brinquedo ótico criado no século XIX) à animação de papel, passando pela de recortes e de massinha.

Administração leva projetos inovadores para a Gestec

Alunos da disciplina “Plano de Negócios”, do curso de Administração, ministrada pelo professor Márcio Carvalho, levarão ideias inovadoras que serão mostrados à comunidade acadêmica na Semana de Gestão e Tecnologia do UNI-RN. Seis projetos compõem a mostra: Sabores do Campo, Cyber Arte Café, Grandes Sonhos, Lavanderia Hospital, Makefood  Delivery e uma LG Distribuidora.

“Os projetos nascem com propostas de comercializar produtos e serviços inovadores, agregando valor para grupos seletos, acreditando no potencial inovador da ideia e na força de trabalho dos grupos para alavancar o novo negócio. São trabalhos realizados como projetos, onde foram mapeados desde a pesquisa de mercado até a análise de viabilidade econômico-financeira”, detalha o professor Márcio Carvalho.

Projeto Bem Viver leva exposição fotográfica ao Gestec

O Projeto Bem Viver desenvolvido pelas Clínicas Integradas do UNI-RN para o público idoso, também vai estar presente na mostra tecnológica, levando para o Gestec o resultado das aulas de informática ministradas aos idosos. As oficinas de informática ocorrem no projeto desde 2009.

Sob a coordenação da professora Joseane Alves Pinheiro, dos cursos de BSI e Tecnologia em Redes de Computadores do UNI-RN, e alunos voluntários dos referidos cursos, as oficinas de informática têm como objetivo mostrar não só a prática, mas também propor discussões sobre a evolução tecnológica e o uso do computador.

“Os conteúdos ministrados nas aulas foram do uso do teclado e mouse básico, do sistema operacional, acesso à internet, uso de e-mail entre outros”, destaca Joseane Alves Pinheiro. Neste ano de 2014 o tema escolhido para o Gestec foi fotografia digital. Nas aulas já ministradas os idosos do projeto entraram em contato com o conhecimento de técnicas e da arte fotográfica, através de dinâmicas de grupo.

“A proposta é produzir fotografias a partir da visão deles sobre a vida, através das fotografias de seus arquivos criando uma nova percepção da vida, dos detalhes cotidianos, mostrando que a fotografia tem o poder de despertar vida e desenvolver a sensibilidade, potencializar o que já é belo, recuperar a autoestima, a vontade de estar junto das pessoas, conhecer a perspectivas de outras pessoas”, explica Joseane Alves.

Para encerrar a Oficina de Fotografia, uma exposição foi organizada com as fotos tiradas pelos participantes depois das primeiras aulas de fotografias.

Fonte: Agência de comunicação do UNI-RN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento