Biblioteca Virtual do Natal

UFRN inaugura laboratório do Departamento de Ciência da Informação

2014-05-20 10:25:00

“Um novo meio para facilitar o aprendizado do aluno, de forma a fazê-lo crescer em todos os sentidos”. Assim o estudante Everton Bezerra, de Biblioteconomia, classifica o Laboratório de Práticas Informacionais do Departamento de Ciência da Informação (DECIN), inaugurado sexta-feira, 16, pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, e pela diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Maria Arlete Soares de Araújo.

A chefe do Departamento, Andrea Vasconcelos Carvalho, considera o Laboratório algo “almejado há muito tempo por todos do Departamento” e que vai desenvolver ensino, pesquisa e extensão na Ciência da Informação.

Muitas disciplinas dessa área, justifica Andrea Vasconcelos, “exigem práticas de pesquisa, seleção, classificação, armazenamento e recuperação para disseminar a informação, tanto para alunos de Biblioteconomia, quanto de Arquivologia e da Especialização em Gestão da Informação”.

Ao comentar o investimento de quase R$ 80 mil em equipamentos, Arlete Soares falou do compromisso da direção do CCSA com a melhoria do ensino para o aluno e do trabalho do professor. Aproveitou a chance também para informar que o DECIN apresentou o projeto do Mestrado Profissional em Gestão da Informação.

“Uma universidade não existe buscando apenas pesquisa pura, mas procurando, também, as tecnologias para inovação e avanço”, disse a reitora da UFRN, ao elogiar as ações do DECIN. “O que inauguramos hoje faz parte das ações e metas da gestão, para que tenhamos mais qualidade no ensino e na pesquisa na UFRN”, disse Ângela Paiva. “O grupo que faz esse departamento ainda é pequeno, mas tem firmeza e foco para qualificar a área da Informação no Rio Grande do Norte”. Trata-se de um círculo virtuoso na UFRN, considera a reitora, “pois qualificar é necessário para que o setor produtivo atenda às exigências do mercado”.

O Laboratório de Práticas do DECIN funciona em dois ambientes conjugados no Setor de Aulas II, um dos quais equipado com 20 máquinas adequadas para desenvolver atividades práticas exigidas nas estruturas curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelo Departamento de Ciência da Informação.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento