Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Seminário debate participação da mulher em Ciência e Tecnologia

2014-09-22 10:25:00

A Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) vai promover, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, na sala 3 do prédio da própria ECT, o II Seminário de Estudos Feministas da Ciência e Tecnologia. O evento contará com conferências, rodas de conversas, reuniões científicas e sessões de cinema.

A organização do encontro é feita em parceria com o Grupo de Pesquisa Democracia e Gênero em Ciência e Tecnologia, com o Grupo de Estudos em Filosofia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (GEFILCTS) e com o Núcleo Tirésias.

Segundo a professora Carla Giovana Cabral, coordenadora do Grupo de Pesquisa Democracia e Gênero em Ciência e Tecnologia, o evento propõe discutir a invisibilidade da mulher no campo científico, bem como a educação científica e tecnológica voltada ao estudo dos gêneros.

Ainda segundo a professora, a mulher sempre foi vista como uma auxiliar do homem nas pesquisas, porém muitas vezes era a peça fundamental para experimentos e pesquisas de campo, por exemplo. Nesse sentido, o seminário pretende provocar uma discussão acerca da igualdade de gêneros também na pesquisa científica.

A primeira conferência do encontro será proferida pela professora Luzinete Simões Minella, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulada “Gênero e Ciências no Brasil: raça/etnia, uma lacuna?”.

Já a professora Silvia Kochen, do Instituto de Biología Celular y Neurociencia Professor Eduardo De Robertis, da Universidad de Buenos Aires, e membro do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), profere a conferência “As mulheres que pesquisamos e trabalhamos em saúde somos maioria. Êxitos e fracassos desta nova realidade na Argentina”.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou pelo e-mail: seminarioefct@gmail.com. Mais informações pelo telefone: 3342-2392.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento