Biblioteca Virtual do Natal

UFRN e FAPERN realizam Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia

2014-10-10 10:55:00

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam, de 13 a 17 de outubro, o circuito de palestras “Trocando Ideias sobre Ciência”. O evento é gratuito e acontece no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado na Avenida Omar O’Grady (prolongamento da Avenida Prudente de Morais).

As palestras estão inseridas nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) – maior evento brasileiro do gênero que, este ano, tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” –, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em todo o território nacional com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.

No Rio Grande do Norte, a SNCT é coordenada pela FAPERN e recebe o nome de Semana Potiguar de Ciência e Tecnologia (SPCT). O circuito “Trocando Ideias sobre Ciência” conta com a colaboração de diversos professores da UFRN para a realização das palestras. Entre eles, a professora Jossana Ferreira, da Escola de Ciências e Tecnologia, que profere “Máquinas sem mancais: levitação magnética a serviço da sociedade”.

Participam ainda do evento os professores Ricardo Andreazze, chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Eliza Maria Xavier Freire, coordenadora do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e o professor do Departamento de Botânica e Zoologia, Edgar Perin Moraes, do Instituto de Química e do Grupo de Química Biológica e Quimiometria e Marcos Vinicius Dantas de Queiroz, do Departamento de Botânica e Zoologia.

Mais informações no site da FAPERN: www.fapern.rn.gov.br.

Dia 13/10

14h - Trocando ideia sobre: “Máquinas sem mancais: levitação magnética a serviço da sociedade”

Ministrante: professora Jossana Ferreira – Escola de Ciências e Tecnologia (UFRN)

Dia 14/10

9h - Trocando ideia sobre: “Evolução”

Ministrante: Glaudson Albuquerque, curador da Exposição “O Eixo da Vida” (UFRN)

14h - Trocando ideia sobre: “Entomologia, o estudo dos insetos”

Ministrante: professor Ricardo Andreazze, chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (UFRN)

Dia 15/10

9h - Trocando ideia sobre: “Serpentes de importância em saúde: conhecer para prevenir e preservar!”

Ministrante: professora Eliza Maria Xavier Freire - coordenadora do PRODEMA (UFRN)

Dia 16/10

9h - Trocando ideia sobre: “Astronomia”

Ministrante: José Roberto de Vasconcelos Costa (FAPERN) - diretor de comunicação da Associação Brasileira de Planetários/ABP