Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Mastologista faz palestra sobre prevenção ao câncer de mama no IMD

2014-10-14 11:30:00

Dentro da programação do movimento Outubro Rosa, que foca na luta e prevenção contra o câncer de mama, o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebe o médico mastologista Luiz Murillo Lopes de Britto, que pronuncia uma palestra sobre a prevenção a esse tipo de câncer no dia 16 de outubro, às 9h. O evento ocorre no auditório B-206 do Centro Integrado de Vocação Tecnológica do IMD.

O palestrante é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e presidente da Sociedade Norte-rio-grandense de Mastologia. A palestra faz parte do “IMD na campanha de prevenção ao câncer de mama”.

O câncer de mama é o tipo mais comum no índice de morte por câncer em mulheres e o quinto em dados gerais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Só no Brasil, cerca 50 mil casos de câncer de mama são registrados a cada ano, sendo a doença responsável pela morte de mais de 10 mil mulheres, pois 40% dos tumores são descobertos em estágio avançado.

Porém, quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. Ainda segundo a OMS, a doença dobra de tamanho a cada seis meses. Por isso, a partir dos 40 anos de idade as mulheres podem fazer o exame de mamografia anualmente.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento