Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Diversidade de exposições no Museu Câmara Cascudo

2015-02-02 12:15:00

O Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está abrigando três exposições distintas, que ficarão em exibição até o dia 28 de março. São elas: “Cascudo: intérprete da alma do Brasil”, “Paleontologia no MCC/UFRN” e “Acervos indígenas do MCC/UFRN”.

A exposição “Cascudo: intérprete da alma do Brasil” é um mergulho em um dos trabalhos mais reconhecidos do historiador potiguar, o Dicionário do Folclore Brasileiro. Foram escolhidos cinco verbetes do dicionário para ilustrar a mostra, além da montagem de um memorial com citações de Luís da Câmara Cascudo. A curadoria é assinada por Daliana Cascudo, neta do historiador.

Já “Paleontologia no MCC/UFRN” é uma exposição com caráter de divulgação científica da Paleontologia voltada ao grande público e, pretende apresentar aos visitantes, as pesquisas desenvolvidas e os fósseis achados no território potiguar até a atualidade, mostrando a importância do Rio Grande do Norte nessa área do conhecimento. A curadoria científica é dos professores, Maria de Fátima Ferreira Santos e Claude Aguilar.

“Acervos indígenas do MCC/UFRN”, a terceira exposição, permite que o público tenha o entendimento da realidade contemporânea dos grupos indígenas no Rio Grande do Norte. “É um processo de autorreconhecimento étnico e de suas lutas políticas por meio do movimento indígena”, enfatiza Jussara Galhardo, curadora da exposição e antropóloga do MCC/UFRN.

Outras informações podem ser obtidas no site: https://pt-br.facebook.com/museucamaracascudoufrn ou pelos números: (84) 3342-4903 e (84) 9929-8352.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento