Biblioteca Virtual do Natal

XIII Semana de Antropologia de UFRN

2015-02-25 10:15:00

O Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza entre os dias 02 e 05 de março a XIII Semana de Antropologia da UFRN sob o tema “Viradas Antropológicas Contemporâneas: teoria, campo e método”. A  edição 2015 do evento marcará as comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da universidade.

A 13 ª edição da Semana de Antropologia da UFRN tem o propósito de discutir e refletir sobre os efeitos de teorias e críticas que apareceram mais fortemente nos últimos 30 anos (e que não coincidem plenamente com pós-estruturalismo ou o pós-modernismo na antropologia). Discutir, avaliar e refletir sobre os efeitos dessa virada em temos de teoria, campo e método na antropologia, são os objetivos centrais da programação.

Desde a sua criação, em 2000, O Departamento de Antropologia da UFRN organiza anualmente esse evento. Trata-se de uma atividade que se destina a discutir temas e questões relevantes e atuais para a disciplina, cumprindo assim o duplo papel de apresentadora de desafios e possibilidades da disciplina, em sua dinâmica de campos, temas, métodos e teorias, bem como o de fomentar a reflexão crítica e analítica acerca de dilemas contemporâneos com os quais a antropologia se envolve.

As temáticas contempladas nas linhas de pesquisa do PPGAS e nos interesses de pesquisas de seus docentes serão contempladas através da problematização dos mesmos em referência crítica a essa chamada “virada antropológica” e as possibilidades de (re)leituras de conceitos e temas e campos clássicos e contemporâneos da antropologia como: agência, natureza, cultura, alteridade, gênero, crime, cibercultura, consumo, animais, território, paisagem, ambiente, cultura popular, memória, museus, cidades, socialidade, simetria, humanos e não humanos, redes, dentre outros.

As inscrições estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestões e Atividades Acadêmicas (SIGAA), no link: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/viewDadosCursoEvento.jsf. Ouvintes e participantes que apresentarão trabalhos devem se inscrever. Não existe taxa de inscrição. A programação completa e outras informações através do blog: antropologiaufrn2015.blogspot.com.br, pelo telefone/fax: (84) 3342-2240 e/ou pelo e-mail da coordenação do evento: antropologia2015ufrn@gmail.com.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento