Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Instituto Metrópole digital realiza palestra sobre suíte SCADE na Embraer

2015-02-26 11:30:00

“SCADE: Derivando código na Embraer” é o tema da palestra que será proferida pelo professor Dr. Alexandre Cabral Mota, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) nesta sexta-feira, dia 27, às 14h, no auditório B-206 do Centro Integrado de Vocação Tecnológica do Instituto Metrópole Digital (CIVT/IMD/UFRN).

Desde 2006 a Embraer interage com o grupo de Métodos Formais do CIn/UFPE para entender e empregar Métodos Formais em seus processos formais de desenvolvimento. A empresa tem interesse em várias frentes, da análise formal das funcionalidades de seus sistemas até a análise de segurança e geração automática de código.

No que diz respeito à geração automática de código a partir de modelos funcionais de sistemas, a Embraer investiu na suíte SCADE, cuja grande vantagem é que o código gerado por esta ferramenta já vem com um “carimbo de confiabilidade” (certificado) e isso permite a Embraer economizar em campanha de testes.

O objetivo da palestra é relatar esta experiência obtida em alguns anos de trabalho entre o CIn/UFPE e parte do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Embraer. Não é preciso se inscrever para participar do evento.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento