Biblioteca Virtual do Natal

[UERN] Biblioteca da UERN sediará treinamento regional do Portal de Periódicos CAPES em outubro

2015-03-06 10:42:00

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediará nos dias 06 e 07 de outubro o Treinamento Regional do Portal de Periódicos CAPES. Para os organizadores, este será um momento significativo para a instituição, pois permitirá a capacitação de servidores, professores, técnicos, discentes e comunidade em geral na utilização dessa importante ferramenta. O evento é promovido em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).

Ainda de acordo com a organização do evento, o Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual

Como etapa preparatória que antecede o evento, o Sistema Integrado de Bibliotecas, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEG) realizará o curso EDUCAÇÃO DE USUÁRIOS E PESQUISA NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES, visando a capacitação e socialização de experiências com a Universidade Federal do Ceará. Esse evento ocorrerá nos 18 e 19 de março, no laboratório de informática da FACEM, tendo como programação:

08h - 12h Ações de Educação de Usuários na Universidade Federal do Ceará

14h – 16h Portal de Periódicos CAPES

16h – 18h Bases de dados especializadas

08h – 10h Bases de dados especializadas

10h – 12h Gerenciador de Referências EndNote

Os palestrantes da UFC serão Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Isabela da Rocha Nascimento e Ana Cristina Azevedo Ursulino Melo, todos funcionários de carreira da referida instituição de ensino superior, lotados na Biblioteca Universitária.

O curso é destinado à comunidade acadêmica em geral, entretanto com foco voltado para os coordenadores dos programas de pós-graduação da UERN, técnicos do Sistema Integrado de Bibliotecas e discentes. Serão ofertadas 40 vagas e quem desejar participar do curso deve fazer inscrição preenchendo formulário e encaminhar por e-mail para biblioteca@uern.br no período de 09 a 13 de março.

Para o Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas, Erison Natécio, o curso em questão é de fundamental importância, pois possibilita a familiarização com a ferramenta e, por conseguinte, o melhor acesso por parte de nosso corpo acadêmico à produção científica nacional e internacional.

Fonte: Agência de Comunicação da UERN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento