Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Quartas Demográficas realiza palestra sobre demografia histórica

2015-04-01 10:08:00

O Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove a palestra “Você sabe o que é demografia histórica? Relato da experiência do projeto de extensão: a preservação da memória dos potiguares e dos registros paroquiais da Cúria Metropolitana de Natal”.

A palestra, ministrada pela professora Luciana Lima do Programa de Pós‐Graduação em Demografia (PPGDEM), acontece no dia 8 de abril, às 14h30, no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), dando prosseguimento ao ciclo de seminários da pós‐graduação em Demografia. São 120 vagas, voltadas para alunos dos cursos de graduação e de pós‐graduação em Demografia, Ciências Sociais, Estudos Urbanos e Regionais, Economia, entre outros cursos.

Desde 2014, o projeto ocorre em parceria entre o Departamento de Demografia e Ciências Atuariais e o Departamento de História, e já digitalizou 909 livros de assentos de batismos, casamentos e óbitos que se encontravam disponíveis na Cúria Metropolitana de Natal. Esses livros incluem informações de outras freguesias potiguares, como Ceará‐Mirim, Goianinha e Angicos, e de um modo geral, há informações datadas entre os séculos XVII e XX.

A preservação desses documentos, bem como a posterior criação de um banco de dados para assentamento dos mesmos, é fundamental, pois, o elevado grau de deterioração desses livros poderá, em breve prazo, resultar em grave prejuízo para o conhecimento dessas populações.

Prejuízo que se estende a toda a comunidade, que dessa forma se veria impossibilitada de melhor conhecer sua história e sua gênese. Em âmbito universitário seria tirada a possibilidade de fazer pesquisas acadêmicas na área da História Demográfica e da Demografia.

As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) na aba Extensão. Outras informações pelo link: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798403.

Fonte: Agência de Comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento