O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, realiza o simpósio “The Changing Brain” de 13 a 15 de julho, no Hotel Praia Bonita, localizado no município de Nísia Floresta, Rio Grande do Norte. O evento objetiva discutir os mecanismos celulares e moleculares relacionados ao desenvolvimento do córtex cerebral, à formação de novos neurônios e às doenças neuropsiquiátricas e seus tratamentos.
De acordo com o professor do ICe, Marcos Romualdo Costa, o encontro pretende reunir pesquisadores de todo o mundo para discutir “desde fatores genéticos e ambientais responsáveis por doenças do neurodesenvolvimento, como autismo e esquizofrenia até estratégias de terapia celular que permitam amenizar os déficits cognitivos resultantes”.
As apresentações contarão com palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do mundo, como Johannes Gutenberg Universität (Alemanha), Universidad Miguel Hernández (Espanha), Dorris Neuroscience Center (EUA), Instituto de Ciências Biológicas (UFRJ ‐ Brasil), École de Neurosciences Paris Île‐de‐France (França), Institute of Stem Cell Research (Alemanha), Departamento de Bioquímica (UFRGS ‐ Brasil), Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), Virginia Commonwealth University (EUA) e Harvard University (EUA).
O simpósio é voltado para professores, pós‐doutores e alunos de pós‐graduação atuantes na área de desenvolvimento do sistema nervoso central e suas patologias, mas também pode ser de interesse de médicos neurologistas e psiquiatras. Os interessados devem se inscrever até 15 de junho no site do evento.
Confira a programação: http://neuro.ufrn.br/changingbrain/.