Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Pós-Graduação em Demografia realiza palestra sobre mortalidade

2015-04-27 12:00:00

Na próxima quarta-feira, 29, o Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a palestra “Mortalidade em pequenas áreas no Brasil: potencialidades de análises com base nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade”. O evento acontece a partir das 14h30, no Anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). As inscrições são feitas no local.

O encontro, ministrado pelo professor Flavio Henrique Freire, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais, faz parte do ciclo de seminários Quartas Demográficas do PPGDem, e tem o objetivo de apresentar tabelas de sobrevivência, segundo o sexo, para cada município brasileiro.

Para isso, são consideradas as duas fontes de dados de mortalidade de registros contínuos do Brasil: o Registro Civil (RC) e o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Além de análises como os censos demográficos e as pesquisas nacionais por amostra de domicílio, que também investigam a ocorrência de óbitos nas residências.

Quartas Demográficas

O projeto é o ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem). As palestras têm o objetivo de disseminar os estudos relacionados ao campo da demografia por meio de abordagens interdisciplinares na UFRN. O público-alvo é composto por pesquisadores, graduandos e pós-graduandos das áreas de Estatística, Ciências Sociais, Ciências Atuariais, Economia, Políticas Públicas, Saúde e áreas afins.

Fonte: Agência de Comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento