Biblioteca Virtual do Natal

[UFRN] Pós-Graduação em Demografia realiza palestra sobre fecundidade

2015-05-04 10:15:00

O Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, na próxima quarta-feira, 6 de maio, a palestra “Políticas de População em Contextos de Baixa Fecundidade”, com o demógrafo holandês Ralph Hakkert. O evento acontece a partir das 14h30, no Anfiteatro A do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).

O palestrante é consultor técnico do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), onde vem desenvolvendo estudos e pesquisas em diversos países do mundo. Em sua trajetória profissional, Ralph Hakkert é referência internacional na área de demografia e traz contribuições atuais e fundamentais ao planejamento de políticas públicas e sociais para o contexto demográfico contemporâneo.

No encontro, o palestrante apresenta dados sobre os níveis de fecundidade, mostrando que em muitos países do mundo os números se encontram abaixo dos padrões de reposição da população. As projeções e estimativas apontam para um cenário no qual essa tendência continue e até se amplie tanto em contextos regionais e como nacionais.

A conferência faz parte do ciclo de seminários Quartas Demográficas do PPGDem. Além disso, Hakkert ministra uma oficina de trabalho aos estudantes e professores do PPGDem aprofundando temas a partir das estimativas e análises demográficas decorrentes da palestra.

Interessados em participar da palestra devem fazer suas inscrições, gratuitamente, pelo SIGAA: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798581.

Quartas Demográficas

O projeto é o ciclo de seminários do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem). As palestras têm o objetivo de disseminar os estudos relacionados ao campo da demografia por meio de abordagens interdisciplinares na UFRN. O público-alvo é composto por pesquisadores, graduandos e pós-graduandos de Estatística, Ciências Sociais, Ciências Atuariais, Economia, Políticas Públicas, Saúde e áreas afins.

Mais informações sobre as Quartas Demográficas, no seguinte endereço: https://sites.google.com/site/quartasdemograficas/.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento