O Instituto Metrópole Digital (IMD) sedia, nos dias 4 e 5 de julho, o 1º Hackathon de Javascript do Nordeste. Combinação das palavras “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona), o Hackathon reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, com o objetivo de desenvolver um programa que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.
Outros objetivos do evento são a disseminação do uso da linguagem Javascript, o fortalecimento da comunidade local de desenvolvimento de software, a revelação de novos talentos para o mercado e ter, ao final, projetos que atendam aos quesitos “interesse público”, “criatividade” e “qualidade técnica”.
Todos os projetos serão liberados como open-source (código aberto). Assim, eles se tornam livres para uso e continuidade por qualquer pessoa ou entidade.
A taxa de inscrição para o evento custa R$ 30 por participante, com direito a meia entrada para estudantes. Os primeiros 50 alunos inscritos do IMD ficarão isentos dessa taxa. Os valores adquiridos com os ingressos serão usados para fazer doação à campanha do Leonardo Konarzewski, jovem gaúcho de 21 anos que tenta arrecadar fundos para tratamento de câncer.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo link http://www.eventick.com.br/hackathon2015 até as 23h59 do dia 26 de junho de 2015. O edital do evento pode ser consultado em: https://github.com/nejs/hackathon2015-docs/blob/master/edital.md.