Biblioteca Virtual do Natal

UFRN sedia seminários sobre educação hospitalar do RN

2015-05-20 11:50:00

Na próxima semana, entre os dias 26 a 28 de maio, ocorrem, de forma integrada, o II Seminário Regional sobre Atendimento Hospitalar e o III Seminário de Formação para professores que atuam nas classes hospitalares do RN.

A programação do evento prevê a realização de palestras, de oficinas temáticas e de apresentação de relato de experiências dos alunos e profissionais envolvidos com o universo da educação hospitalar. Na terça-feira, 27, haverá uma audiência pública na Assembleia Legislativa do RN, onde será discutida a temática da Educação Hospitalar e sua possível regulamentação.

A coordenadora do evento, professora Jacyene Araújo, alerta que a educação em ambiente hospitalar “é um direito garantido por lei desde o estatuto da criança e do adolescente e depois por uma outra resolução mais específica, que é o estatuto da criança e adolescente hospitalizado”.

“É direito da criança e do adolescente dar continuidade às atividades que são de natureza essencial para o desenvolvimento delas, como a questão das brinquedotecas e da continuidade dos estudos, quando há períodos prolongados de internação”, disse.

Ainda segundo a professora, “no Estado do Rio Grande do Norte não se tem a lei estadual da regulamentação das classes hospitalares. O que existe funcionando hoje no Estado são termos de cooperação firmados entre hospitais e as secretarias de educação. Já em Natal, existe uma lei municipal”, salienta.

Os seminários são promovidos pela UFRN, por meio do Centro de Educação e da Pró-Reitoria de Extensão e tem o apoio de diversas entidades. As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas pelo e-mail: 2sem.atend.educ.hospitalar2015@gmail.com.

Fonte: Agência de comunicação da UFRN

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento