A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Potiguar de Medicina de Família e Comunidade (APOMFC) estão à frente da organização do 13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que acontecerá em Natal no período de 8 a 12 de julho, no Centro de Convenções.
Participa da organização do Congresso o grupo de médicos de família e comunidade do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), composto pelos professores Thiago Gomes da Trindade, atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Neuma Marinho Cunha e Nancy Cristina Barros.
O evento este ano discutirá particularidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e o fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade (MFC) no Brasil. Para tanto, o congresso apresenta como tema “Não há SUS sem APS. Não há APS sem MFC” e propõe a abordagem das particularidades, potencialidades e desafios nessas áreas.
A programação científica trará debates centrais para a construção de uma atenção primária de alta qualidade, central na organização do Sistema Único de Saúde (SUS), além dos Temas de Atualização Clínica (TACs). Os trabalhos científicos estão organizados em quatro categorias: pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa, relatos de experiências e temas de revisão.
O congresso também apresentará mostras culturais, rodas de conversas, mesas-redondas com temas de atualização clínica e práticas abrangentes de abordagem em saúde familiar e comunitária.
As inscrições e as informações gerais sobre o Congresso podem ser encontradas no link: http://www.cbmfc2015.com.br/. Mais informações sobre a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade podem ser encontradas no site da organização: http://www.sbmfc.org.br/.