A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) divulga edital para seleção de textos do Projeto “Cartas para Zila Mamede”. As inscrições são gratuitas e seguem a partir desta terça-feira, 30 de junho, até o dia 25 de julho. A submissão das propostas será exclusivamente eletrônica por meio do e-mail: inscricaopublicacao@editora.ufrn.br.
O projeto tem como público-alvo escritores, professores, estudantes e pesquisadores de Literatura e áreas afins de qualquer estado da federação. No ato da submissão, deverá ser preenchida a Ficha de Identificação (disponível no Anexo I do edital), com os dados do autor, além do endereço eletrônico e o telefone para contato do proponente.
O tema é livre, porém, no texto devem constar elementos que tenham relação com a obra de Zila Mamede, seja como poetiza, seja como bibliotecária. Cada participante pode concorrer com apenas uma carta. O texto deverá ter no mínimo duas laudas e no máximo quatro laudas.
As cartas devem ser inéditas: não podem ter sido objeto de qualquer tipo de veiculação ou publicação antes da inscrição e até a divulgação do resultado. Devem ainda: ser escritas em língua portuguesa; digitadas em formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12; espaçamento 1,5 cm; 3 cm de margens superior e esquerda; e 2 cm de margens inferior e direita.
Quanto à premiação, os textos selecionados serão publicados em um e-book pela Editora da UFRN. A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 1° de agosto de 2015, na página da Editora da UFRN (www.editora.ufrn.br), bem como no facebook, no portal da UFRN e disponibilizado à imprensa local.
A ideia do projeto é uma homenagem da Editora da UFRN à Zila Mamede no trigésimo ano de sua morte, ocorrida em dezembro de 1985. Tem como objetivo incentivar a pesquisa e a leitura da obra da escritora e bibliotecária Zila Mamede, um dos nomes mais significativos da literatura potiguar e uma das servidoras mais atuantes da UFRN.
Zila Mamede foi a idealizadora e criadora da Biblioteca Central da UFRN, que, após a sua morte, passou a se chamar Biblioteca Central Zila Mamede, a BCZM. Para conferir o edital na íntegra, acesse: https://fb.docs.com/1O0JX.