“UFRN e a tecnologia da informação acelerando o desenvolvimento do RN” é o tema da segunda edição do projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a ser realizada no próximo dia 8 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).
A pauta ocupará o dia todo com palestrantes nacionais e locais, que vão mostrar o que a UFRN tem no campo da tecnologia da informação para ofertar à gestão pública e ao setor produtivo. Só em formação são cerca de seis cursos nos campi de Natal e do interior do estado: Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Sistemas, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Expertise
A UFRN também é modelo no desenvolvimento do sistema SIG adotado pela própria instituição e por outros órgãos públicos nacionais, regionais e locais, como CAPES, Polícia Federal, ABIN, Secretaria de Educação do RN (SEC), além de universidades públicas.
Outro ponto forte da Universidade nessa área de conhecimento é a inovação tecnológica e o desenvolvimento de produtos. Por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD) e laboratórios dos departamentos acadêmicos, vários produtos foram desenvolvidos e/ou estão em andamento. O diferencial deles é a aplicabilidade de baixo custo e amplo uso social.
Um desses produtos é o aplicativo que ajuda a identificar a presença do mosquito transmissor da dengue. Outro, é um programa de fácil manuseio criado para o uso no gerenciamento de pequenas unidades clínicas. “Tudo isso mostra a nossa expertise na área de TI, e o quanto a UFRN pode ajudar ao RN a se desenvolver, principalmente nesse momento em que o estado disputa a instalação do HUB da Latam no Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante”, justificou a reitora, ao sugerir o tema aos organizadores dessa nova edição do Projeto Motores em Desenvolvimento do RN.
Público-alvo
Executado há oito anos pelo Jornal Tribuna do Norte, em parceria com a universidade federal, representações do setor produtivo do estado e a Salamanca Capital Investimentos, o Projeto Motores já executou 16 edições, com temas voltados para disseminar a cultura, a produção científica, a tecnologia e os processos de produtivos que aceleram e reafirmam o desenvolvimento do RN.
O público-alvo da edição do dia 8 de agosto são os prefeitos do interior, o empresariado local da indústria, comércio e prestação de serviços, assim como os empreendedores, administradores públicos, pesquisadores e o alunado em geral.