Biblioteca Virtual do Natal

Prefeitura assina parceria com a UFRN no programa Natal Cidade Inteligente e Humana

2015-09-30 12:00:00

Em solenidade realizada na tarde desta segunda-feira (28) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o prefeito Carlos Eduardo Alves e a reitora da UFRN, Ângela Cruz, assinaram o termo de Cooperação Técnica para a criação do Programa Natal Cidade Inteligente e Humana. O programa tem por objetivo promover a cooperação no conhecimento e inovação, por meio de ações integradas para o desenvolvimento de soluções urbanas inovadoras, como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde, educação, entre outras áreas.

A assinatura do termo foi precedida por uma explanação do Professor Doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), que em sua visita a Natal se inteirou sobre o perfil tecnológico e de ensino avançado da Região Metropolitana da cidade. Para ele, Natal tem todas as ferramentas para se tornar uma capital modelo em tecnologia.
“Natal além de ser uma bela cidade turística, tem muitos pontos positivos em sua estrutura que vão facilitar a implantação destas novas tecnologias. Estou muito confiante que aqui o projeto terá sucesso e poderá quem sabe, servir de modelo para outras cidades do Brasil”, enfatizou o professor.

Recentemente, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), Natal aderiu à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN, passando a integrar o círculo das discussões mundiais sobre o futuro das cidades, que estão buscando na tecnologia as respostas aos seus crescentes problemas.

Em seu discurso, o prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves, ressaltou a importância da assinatura de mais uma parceria com a UFRN que irá beneficiar ainda mais a população da cidade. “Estamos muito felizes em assinar esse termo que trará mais transparência e facilitará ainda mais a vida da população e dos gestores de Natal. Já temos outras parcerias com a Universidade Federal e esta será com certeza sucesso como as outras. Não medimos esforços para apoiar tudo que for para o desenvolvimento da nossa cidade”.

A assinatura do termo de Cooperação entre PMN e UFRN, serviu também, para o lançamento de um plano de trabalho que buscará desenvolver um portal de dados abertos para o governo municipal, com o objetivo de divulgar as atividades públicas para a população, permitindo assim uma maior transparência, fiscalização, controle e participação, tanto pela população quanto pelos órgãos competentes, das atividades do setor público.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária municipal de planejamento, Virgínia Ferreira, o secretário municipal de governo, Jonny Costa, a secretária da STTU, Elequicina dos Santos, a secretária municipal de trabalho e assistência social, Ilzamar Pereira, representantes de entidades do comércio de Natal e demais autoridades.

Fonte: Prefeitura Municipal do Natal

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento