O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software (PPgSW) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro, para o Mestrado Profissional em Engenharia de Software (MPES), com ingresso previsto para 2016.
São 25 vagas, distribuídas para as linhas de pesquisa em Engenharia de Sistema Web e Desenvolvimento de Jogos Digitais. Os interessados em participar da seleção devem acessar o formulário online, disponível no site: <https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S> e encaminhar eletronicamente a documentação necessária por meio do sistema de inscrição online no momento da submissão da inscrição.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: A prova de conhecimento, de caráter classificatório, sobre tema correlato à área de concentração do programa, de acordo com a bibliografia constante no anexo II do edital; a segunda etapa, uma entrevista técnica, também de caráter classificatório, e análise da proposta de intervenção realizada pela Comissão de Seleção.
O resultado do processo seletivo será divulgado nos quadros de aviso e na página: http://www.posgraduacao.ufrn.br/ppgsw, no dia 5 de dezembro de 2015. Outras informações na Secretaria do PPgSW ou pelo e-mail: <mailto: ppgsw@imd.ufrn.br> ppgsw@imd.ufrn.br.
O programa
O Mestrado Profissional em Engenharia de Software foi concebido dentro do contexto do Instituto Metrópole Digital da UFRN. O IMD coordena uma ampla ação de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, inclusão digital e social e incubação de empreendimentos de base tecnológica na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Dentro deste contexto, o MPES objetiva a formação de profissionais altamente qualificados que possam propor, aplicar e avaliar a adoção de técnicas, de métodos e deferramentas avançadas de engenharia de software na produção de sistemas de software complexos e de larga escala.
Espera-se que a pesquisa aplicada desenvolvida no MPES contribua para a transferência de tecnologia e conhecimento na área de Tecnologia da Informação na resolução de problemas reais de empresas privadas e públicas da região, assim como para a geração de novos produtos e serviços de software com caráter de inovação.