O BID UrbanLab é um concurso universitário destinado a buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC), em parceria com estudantes, professores universitários e jovens profissionais. Seu objetivo é atuar como incubadora de talentos jovens em questões urbanas, a partir de uma rede de trabalho com universidades; fechar a lacuna entre os jovens e o mercado de trabalho; e promover um espaço participativo para a discussão dos paradigmas da disciplina.
Após o sucesso das duas primeiras edições internacionais do concurso – em 2015, no bairro de Curundú, Panamá e em 2016 na cidade de Santa Marta, Colômbia– uma terceria edição, em parceria com a Província de Mendoza, Argentina, está em curso em 2017. Concomitantemente a esta terceira edição internacional, o BID, por meio da sua Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), lança agora a primeira edição nacional do UrbanLab, na cidade do Natal – capital do Estado do Rio Grande do Norte. Esta nova edição, que convida a participar unicamente a universidades brasileiras, busca o desenvolvimento de um projeto urbanístico, social e patrimonial de caráter integral, multissetorial, inovador e sustentável, para um polígono de intervenção no histórico bairro da Ribeira.
Dentre todas as equipes participantes do concurso, o júri escolherá três equipes finalistas. Um membro de cada equipe finalista, acompanhado do docente supervisor, terá a oportunidade de apresentar seu projeto final à banca de jurados do concurso e a especialistas internacionais na sede do BID, em Washington, D.C. (EUA), convidados pela Comissão Organizadora do BID UrbanLab. Após as apresentações, os jurados votarão na melhor proposta e se realizaráa cerimônia de premiação.
Um número máximo de três participantes da equipe vencedora do concurso terá a oportunidade de validar e adaptar a sua proposta urbana, trabalhando por um tempo determinado (entre fevereiro e março de 2018) no Natal, no Rio Grande do Norte, em parceria com técnicos locais, a Prefeitura do Natal, especialistas do BID, do Ministerio das Cidades, da CAIXA e outros atores relevantes. A Comissão Organizadora do BID UrbanLab arcará com as despesas relativas a deslocamentos, acomodações e diárias na cidade.
Adicionalmente, a equipe vencedora receberá a quantia de US$ 5.000. Os projetos apresentados no concurso receberão certificados de reconhecimento e serão exibidos em exposição temporária na sede do BID em Washington, D.C.
Para mais informações, leia as REGRAS DO CONCURSO: aqui