Biblioteca Virtual do Natal

Natal conquista importantes espaços em entidades nacionais de Meio Ambiente

2016-07-22 14:11:00
Foto: Assessoria Semurb

A capital potiguar está conquistando importantes espaços em órgãos e entidades de representatividade nacional de Meio Ambiente. Por meio de sua secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) representada pelo titular da pasta, Marcelo Rosado, a cidade ocupa cadeiras na Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), no secretariado executivo do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e recentemente no Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o secretário da Semurb, Marcelo Rosado, alguns dos resultados dessas conquistas tem sido os importantes eventos que Natal tem recebido na área ambiental. O mais recente foi o Encontro Regional Sisnama + Municípios, no último dia 19, no Parque da Cidade. Promovido pela ANAMMA , o encontro acontece em cada região do país e Natal foi escolhida como sede da região Nordeste. Além do VI Encontro Nacional de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, ocorrido em julho do ano passado, sob a coordenação do Fórum CB-27 e apoio da Fundação Konrad Adenauer no Brasil. Outro resultado significativo conquistado foi a recente inserção no Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente.

Rosado destaca também que os trabalhos desenvolvidos pelas secretarias adjuntas tem sido de fundamental importância para dar visibilidade à Natal. Entre eles, destacam-se o Green Map, uma ferramenta que tem por objetivo facilitar o diálogo entre a comunidade e a Prefeitura, mapeando as iniciativas sustentáveis. Bem como a implantação do licenciamento online e do Whats App como instrumento de comunicação entre a secretaria e o contribuinte, a revisão das zonas de proteção ambiental dentre tantas outras inciativas.

A ANAMMA e o CB27

A ANAMMA é uma entidade civil, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A associação tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque, com várias representações no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)

Já o CB27 é um fórum permanente que surgiu com o objetivo estabelecer uma plataforma que proporcione trocas entre os chefes das pastas das capitais brasileiras sobre gestão ambiental. Além de formar parcerias que colaborem com a realização de práticas sustentáveis nas cidades. Espelhado em movimentos como o C-40, formado por prefeitos das maiores cidades do mundo, o CB27 foi firmado em 2013, durante o terceiro Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, em Salvador/BA.

Fonte:

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento