Biblioteca Virtual do Natal

Prefeito visita UFRN para tratar de parcerias nas áreas de Educação e Tecnologia

2022-04-12 08:22:00
Rennê Carvalho/Secom

A Prefeitura de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram nesta terça-feira (11) uma reunião na Reitoria do Campus para tratar de pautas que irão ampliar as parcerias já consolidadas nas áreas de educação, ciência, tecnologia e meio-ambiente. O destaque foi para o Programa Aprendendo Mais, ação educacional do município de combate ao analfabetismo de jovens, adultos e idosos e a participação da prefeitura na implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), projeto construído pela universidade federal por meio do Instituto Santos Dumont.

O encontro teve a presença do prefeito Álvaro Dias, do reitor José Daniel Diniz, da assessora especial da UFRN para o PAX, Ângela Paiva, o diretor do Centro de Educação da UFRN, Jefferson Alves, além dos secretários municipais Cristina Diniz (Educação), Joanna Guerra (Planejamento), Tiago Mesquita (Meio-Ambiente), Johan Xavier (Gabinete Civil) e dos assessores técnicos da prefeitura e universidade.

A visita permitiu principalmente alinhavar processos e acatar sugestões que irão nortear a participação da UFRN na nova etapa do programa de alfabetização Aprendendo Mais, a partir do acompanhamento realizado em 2021.  A meta é atuar tanto na escolarização de pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular, como na capacitação profissional para que possam avançar em sua profissão e no encaminhamento para o mercado de trabalho.

O prefeito Álvaro Dias lembrou que o município possui em sua gestão o Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, que vai dar o suporte à parceria da UFRN. “Vamos restabelecer o programa de alfabetização de jovens e adultos pelo método Paulo Freire, que foi dificultado pela pandemia e agora será retomado com força total, criando uma nova missão de aprendizado e qualificação profissional. Vamos somar Universidade com a estrutura e equipe da prefeitura na busca de combater o analfabetismo e diminuir os índices alarmantes de quase 10% de analfabetos em Natal”, comentou o gestor.

Para o reitor José Daniel Diniz, o tema alfabetização é apaixonante porque permite unir muitas ideias. Ele observa a importância, no atual cenário, de associar educação com qualificação para o trabalho. “Essa possibilidade de crescer pode ser um atrativo para a continuidade dos estudos“, disse. O reitor também enfatizou as parcerias consolidadas entre prefeitura e UFRN, e agradeceu ao prefeito Álvaro Dias a confirmação do município no apoio ao parque tecnológico. “É um esforço conjunto para mudar essa realidade de pouca industrialização e por isso poucas oportunidades dessa área que envolve a tecnologia”, comentou.

A Coordenadora do PAX,  ngela Paiva, detalhou o andamento da obra que deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2023. O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) é idealizado para congregar startups, pesquisadores, empresas e estudantes interessados em ciência, tecnologia e desenvolvimento sustentável. “A parceria com a prefeitura de Natal vem caminhando desde 2019 e o objetivo é se integrar ao Parque Científico e Tecnológico que irá possibilitar a geração de ciência e a tecnologia produzida por nossa cidade”, disse.

Fonte:

SEMPLA - Secretaria Municipal de Planejamento