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ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

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  • OP Criança


Proposta do OP Criança


Conceder a palavra a uma criança é dar a ela condições de se expressar, e isto significa permitir que ela possa pensar sobre coisas que conhece concretamente, coisas que fazem parte e têm sentido em sua vida. Crianças não podem expressar opinião sobre problemas de outros países, mas podem dizer sobre a vida em seu bairro, em sua cidade e sobre sua própria vida.


É essencial que as crianças estejam envolvidas em questões sobre as quais todas elas tenham algo a dizer, e não apenas algumas.


Pedir que as crianças opinem, se posicionem, é algo que deve ser feito sem pressa, em condições adequadas, sem rigidez de controle, para que elas se sintam à vontade para errar, emitir opiniões despreocupadas e autênticas, inclusive escolhendo o meio mais adequado para fazê-lo – a palavra, o desenho, o teatro, o filme, a música.


É urgente assumir que precisamos das crianças e reconhecer que elas são capazes de dar opiniões, ideias, fazer propostas úteis, capazes de ajudar os adultos na solução de problemas.


O Orçamento Participativo Criança é a concretização, no plano da gestão participativa local, de um projeto de articulação do mundo infanto-juvenil com o mundo adulto.


O OP Criança tem como diretriz básica a tomada de decisões sobre políticas, obras e serviços prestados pelo governo local, constituindo, assim, uma das esferas de participação cidadã na cidade.


É um projeto pedagógico com ênfase na socialização, na promoção do protagonismo infanto juvenil, apoiado no acompanhamento e peculiaridades da infância e da adolescência, com o objetivo de construir espaços de promoção da prática política.


É um método pedagógico de educação e de cidadania, além de um exercício ativo e cotidiano de direitos, um aprendizado direto e uma experiência de conhecimento e reconhecimento da realidade que se apoia nas experiências vividas e constitui fonte de ferramentas para a vida. O OP Criança incentiva e apoia a transformação da infância em sujeito na gestão de políticas públicas.


O que se deseja é que as crianças e adolescentes tomem parte nas decisões e se sintam responsáveis pela escola, pela cidade, pelo país e pelo mundo em que vivem, pertencentes a esses espaços e com possibilidades reais de nele viver plenamente. Trata-se da mobilização de crianças e adolescentes para contribuir na formulação de políticas públicas estatais que direcionem os recursos públicos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.


É na escola que as crianças e adolescentes vão concretizar o Orçamento Participativo Criança. E é por este motivo que a escola deve reorganizar suas ações e se preparar para a formação para a cidadania e pela cidadania.


Consolidação das Prioridades do OP Criança 2014-2015
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css