ObservaNatal - Portal de Metas 2013-2016

Metodologia

1.1. O desenvolvimento da ferramenta: etapas e procedimentos

Para o desenvolvimento do ObservaNatal: Portal de Metas 2018-2021 foi adotado um conjunto de procedimentos que respondem aos vários aspectos presentes na referida ferramenta. Tais procedimentos foram organizados nas seguintes etapas: i) definição dos critérios de priorização e enquadramento das metas; ii) definição conceitual do status da meta e do tipo de projeto; e iii) análise, seleção e cadastramento das metas. O quadro a seguir contém uma descrição detalhada dos procedimentos adotados em cada etapa.


Etapa Procedimentos
Definição dos critérios de priorização e enquadramento das metas As metas selecionadas para compor o ObservaNatal: 2018-2021 atenderam aos seguintes critérios:
- Despesas com Investimento e com Atividades de Ações Finalísticas;
- Projetos associados aos Programas Federais;
- Abrangência Territorial (maior número de regiões beneficiadas);
- Público-alvo (maior número de beneficiários);
- Recursos financeiros (maior volume de recursos)
Definição conceitual do status da meta e do tipo de projeto Com relação ao status da meta, o mesmo foi organizado em 5 categorias: Prevista; Em andamento; Em andamento e já beneficia; Concluída e Superada. Para cada meta foi indicado o percentual de execução física.

No que diz respeito aos tipos de projeto, estes foram classificados como de: Capacitação e Eventos de Cidadania; Modernização da Administração Pública; Obras de Equipamentos Públicos; Obras de Infraestrutura; Projetos Multissetoriais Integrados; e de Serviços Novos ou Continuados.
Análise, seleção e cadastramento das metas Foram realizadas consultas aos órgãos municipais visando a priorização das metas com base no Plano Plurianual 2018-2021. Após o retorno dos órgãos, todas as metas priorizadas foram analisadas e, posteriormente, aplicado um filtro tendo como referência os critérios de priorização e enquadramento das mesmas. Em seguida, as metas selecionadas foram cadastradas na plataforma.


1.2. A interface entre o cidadão e o ObservaNatal

O cidadão que acessar a plataforma encontrará um filtro de busca que possibilita visualizar as metas por Região Administrativa ou Programa do Plano Plurianual. Caso deseje refinar a sua busca, poderá fazê-la a partir da combinação de 5 filtros (Região, Eixo, Programa, Secretaria e Situação da Meta).

Cada meta, por sua vez, traz consigo uma identidade que está composta por objetivo, público-alvo, descrição, tipo de projeto e região. Além disso, é possível visualizar um gráfico contendo a situação da meta e o percentual de execução dessa. A ferramenta possibilita, ainda, por meio de mapas, no caso de metas com espaço físico definido, especialmente aquelas de obras, localizar em qual recorte territorial (região/bairro) a meta está sendo executada.

Por fim, foi criado um campo para que o cidadão possa solicitar o recebimento de informações periódicas a respeito das metas que mais lhe interessam. Para isso, basta selecionar o ícone "Receber notificações" e indicar o e-mail em que deseja receber as informações.


1.3. Análise qualitativa: acompanhando o andamento das metas e projetos

A Prefeitura do Natal convida você a navegar periodicamente pelo ObservaNatal: Portal de Metas (2018-2021), pois o nosso objetivo é trabalhar para que, diante de nossos esforços, seja possível estreitar o elo entre a sociedade e o poder público, fortalecendo a gestão democrática da cidade e garantindo o cumprimento do Princípio da Publicidade. Dentre as nossas expectativas, está o de reforçar o compromisso expresso da gestão a eficiência, eficácia e efetividade no cumprimento de suas ações.