OBJETIVO GERAL:
Esta agenda tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.
FALE CONOSCO:
O email para entrar em contato com os resposáveis é
agendaverde.semurb@natal.rn.gov.br. Podendo ser feito o contato também através do formulário abaixo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Minimizar ao máximo todas as formas de desperdício dos recursos e bens públicos, com conseqüente redução de custos financeiros;
-Inserir nos investimentos, compras e licitações feitos pela Prefeitura critérios socioambientais;
-Gestão ambiental dos resíduos gerados pela máquina pública, firmando parceria com cooperativas de coleta seletiva;
-Sensibilização e formação continuada dos servidores públicos no que concerne a temas como: responsabilidade socioambiental, melhoria da qualidade do ambiente de trabalho; ética e auto-estima, principalmente em relação ao atendimento de interesses coletivos.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA:
O Programa pretende ser implantado em todas as secretarias, órgãos, institutos e entidades da Prefeitura do Natal, sejam elas de administração direta ou indireta.
ESTRATÉGIAS:
1.Garantir o efetivo apoio e comprometimento dos secretários, demais funcionários, departamentos e setores com o Programa. O cumprimento desta etapa é primordial para garantir o sucesso na implementação da Agenda.
2.Instituir uma Comissão, formada por representantes de diferentes secretarias do Município, que se responsabilizará pelo apoio e comunicação interinstitucional, bem como o acompanhamento dos projetos e atividades.
3.Elaborar um diagnóstico ambiental dos procedimentos, identificando ponto críticos, ressaltando os impactos ambientais e fontes de desperdícios.
4. Respaldado pelo diagnóstico ambiental, elaborar um plano de trabalho contendo os principais projetos e atividades de maior relevância a serem implantados, e que esclareça os seus respectivos objetivos, metas (de preferência mensuráveis), planos de ação, metodologia e definição dos indicadores para uma futura avaliação.
5.Implementar, operacionalizar, viabilizar, monitorar e avaliar de forma sistêmica as ações definidas no plano de trabalho.
6.Baseada na avaliação do desempenho ambiental das ações, a Comissão deve realizar reuniões de análise crítica em busca da melhoria contínua do Programa como um todo. E, como forma de incentivar novas adesões e fortalecer a imagem do Programa junto à população, recomenda-se divulgar os resultados positivos através da internet, folhetos, informativos, entre outros.
TEMAS ABORDADOS:
1.COMBATE AO DESPERDÍCIO E USO RACIONAL DOS RECURSOS
-Consumo de papel
-Consumo de energia
-Consumo de copos plásticos
-Consumo de água
2.GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
-Implementação d a coleta seletiva
-Doação do material coletado para cooperativas
3.LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
-Inserção de critérios ambientais na aquisição de bens e materiais, bem como na contratação de serviços e projetos.
Envie sua mensagem direta para o Agenda Verde preenchendo os campos abaixo: